Pular para o conteúdo principal

Discussões iniciais sobre Etnomatemática

Abordagens Atuais do Programa Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica
Milton Rosa
Daniel C. Orey

Resumo
Apresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica.
No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica.
Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnocracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.
Palavras Chaves:
Ação Pedagógica. Etnomatemática. Práticas Pedagógicas. Currículo. Matematização

Para acessar o texto completo clique no link abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade em 27/10/2017 - Processos mentais básicos para a aprendizagem de Matemática

A pedido da turma, as atividades da disciplina em 27/10/2017 serão desenvolvidas a distância. Solicito a cuidadosa leitura e, se fazendo necessário, que as dúvidas sejam colocadas por meio de comentários ao final da postagem. Das leituras anteriores, sintetizamos os três campos de estudo da matemática na educação infantil: numérico, espacial e de medidas. Também destacamos as processos mentais básicos para a aprendizagem de Matemática: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação. A seguir, você encontrará uma síntese desses processos mentais acompanhada de atividades que podem propiciar seu desenvolvimento. Processos mentais básicos para aprendizagem da Matemática na educação infantil: (Extraído de Educação Infantil e percepção matemática, e Sergio Lorenzato) Correspondência :  ato de estabelecer uma relação “um a um”. ·           Um prato para cada pessoa; ·   ...

História da Matemática na Educação

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Wlasta N. H. De Gasperi Edilson Roberto Pacheco Resumo: O enfoque principal deste artigo é o uso da história da matemática em sala de aula e sua função no processo ensino – aprendizagem, assunto este, que foi foco da pesquisa no Plano de trabalho PDE/20072. A utilização da história da matemática pode se dar de várias formas, como oportunidade de promover atividades diferenciadas integrando a Matemática com as demais disciplinas. Sob tal enfoque, foi feita uma revisão da literatura sobre o uso da história da matemática, seus aspectos, suas abordagens e sua importância, de modo a proporcionar subsídios sobre a presença da matemática na história. As questões da interdisciplinaridade e da contextualização da matemática por meio da sua história são destacadas. Buscou-se desenvolver atividades diversificadas, envolvendo a história da matemática, levando-se em conta que essa tendência oportuniza ...

Educar para a Matemática X Educar pela Matemática

A educação matemática como fenómeno emergente: desafios e perspectivas possíveis João Filipe Matos [1] Resumo:  Neste artigo discuto uma perspectiva sobre a educação matemática em que esta é encarada como fenómeno emergente. Para isso, começo por focar o que são na minha perspectiva as finalidades da matemática escolar e, através de exemplos, distingo o que se poderá chamar de “ensinar matemática” da ideia de “educar matematicamente”. Partindo dos trabalhos de Jean Lave e Etienne Wenger, de seguida desenvolvo a ideia de design para a educação matemática como meio de criar condições que favoreçam certas formas de participação em comunidades de prática encarando a aprendizagem como parte integrante das práticas sociais e retirando daí implicações para o entendimento da educação matemática como fenómeno emergente. Nessa discussão assume papel muito importante a noção de pertença. Finalmente, aponto alguns desafios e possibilidades de desenvolvimento destas ideias a nível curricul...