Pular para o conteúdo principal

Discussões iniciais sobre Etnomatemática

Abordagens Atuais do Programa Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica
Milton Rosa
Daniel C. Orey

Resumo
Apresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva antropológico-etnográfica e à ação pedagógica.
No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação pedagógica.
Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular baseada no trivium literacia, materacia e tecnocracia, que permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva etnomatemática.
Palavras Chaves:
Ação Pedagógica. Etnomatemática. Práticas Pedagógicas. Currículo. Matematização

Para acessar o texto completo clique no link abaixo:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Atividade em 27/10/2017 - Processos mentais básicos para a aprendizagem de Matemática

A pedido da turma, as atividades da disciplina em 27/10/2017 serão desenvolvidas a distância. Solicito a cuidadosa leitura e, se fazendo necessário, que as dúvidas sejam colocadas por meio de comentários ao final da postagem. Das leituras anteriores, sintetizamos os três campos de estudo da matemática na educação infantil: numérico, espacial e de medidas. Também destacamos as processos mentais básicos para a aprendizagem de Matemática: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação. A seguir, você encontrará uma síntese desses processos mentais acompanhada de atividades que podem propiciar seu desenvolvimento. Processos mentais básicos para aprendizagem da Matemática na educação infantil: (Extraído de Educação Infantil e percepção matemática, e Sergio Lorenzato) Correspondência :  ato de estabelecer uma relação “um a um”. ·           Um prato para cada pessoa; ·   ...

História da Matemática na Educação

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA Wlasta N. H. De Gasperi Edilson Roberto Pacheco Resumo: O enfoque principal deste artigo é o uso da história da matemática em sala de aula e sua função no processo ensino – aprendizagem, assunto este, que foi foco da pesquisa no Plano de trabalho PDE/20072. A utilização da história da matemática pode se dar de várias formas, como oportunidade de promover atividades diferenciadas integrando a Matemática com as demais disciplinas. Sob tal enfoque, foi feita uma revisão da literatura sobre o uso da história da matemática, seus aspectos, suas abordagens e sua importância, de modo a proporcionar subsídios sobre a presença da matemática na história. As questões da interdisciplinaridade e da contextualização da matemática por meio da sua história são destacadas. Buscou-se desenvolver atividades diversificadas, envolvendo a história da matemática, levando-se em conta que essa tendência oportuniza ...

Jogos na Educação Matemática

O JOGO NA EDUCAÇÃO: ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DO JOGO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA [i]         Profª Drª Regina Célia Grando         As crianças, desde os primeiros anos de vida, gastam grande parte de seu tempo brincando, jogando e desempenhando atividades lúdicas. Os adultos têm dificuldades de entender que o brincar e o jogar, para a criança, representam sua razão de viver, onde elas se esquecem de tudo que as cerca e se entregam ao fascínio da brincadeira.       Muitos pais consideram que a brincadeira representa um prêmio e não é compreendida como uma necessidade da criança. A criança pode começar a se desinteressar pelas atividades escolares, pois estas representam um empecilho à brincadeira, uma forma de punição.       Ao ser observado o comportamento de uma criança em situações de brincadeira e/ou jogo percebe-se o quanto ela desenvolve sua capa...