Abordagens Atuais do Programa
Etnomatemática: delineando um caminho para a ação pedagógica
Milton Rosa
Daniel C. Orey
Resumo
Apresentamos, neste artigo, as abordagens atuais para o programa
etnomatemática, fundamentadas em estudos direcionados à perspectiva
antropológico-etnográfica e à ação pedagógica.
No contexto atual, existe uma grande necessidade de que o programa
etnomatemática seja identificado como um programa que busca as práticas de
ensino-aprendizagem em matemática, as quais estão direcionadas à ação
pedagógica.
Acreditamos que o grande desafio para os pesquisadores é elaborar
estudos e práticas pedagógicas que estejam de acordo com os objetivos
filosófico-teóricos deste programa. Assim, delineamos uma proposta curricular
baseada no trivium literacia, materacia e tecnocracia, que
permite desenvolver atividades escolares alicerçadas na perspectiva
etnomatemática.
Palavras Chaves:
Ação Pedagógica. Etnomatemática. Práticas Pedagógicas. Currículo.
Matematização
Para acessar o texto completo clique no link abaixo:
Comentários
Postar um comentário