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REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Período: 2017.2
Carga horária: 60 horas
Limite de Faltas: Graduação - 15 Faltas
Período de aulas: De 07/08/2017 até 14/12/2017
Departamento: Dedc - Campus I - Salvador
Carga horária: Aula: 60 horas 
Horário:
SEX 07:30 - 11:05
Professora: Erica Valeria Alves

Ementa: A educação matemática: objeto de conhecimento, importância, interfaces com os diversos campos de conhecimento; propostas de intervenções, modelagem, resolução de problemas, jogos, história da matemática e etnomatemática; os currículos de matemática na Educação Infantil, soluções e impasses pedagógicos gerados pelas práticas adotadas. Processo de planejamento e de avaliação do ensino: concepção e representação de sequências didáticas.
Objetivos: Levar os licenciandos à construção de saberes acerca da Matemática na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Reconhecer a Educação Matemática como área de conhecimento e a contribuição de diferentes ciências, tais como a Psicologia, a Didática e a Filosofia nas situações de mobilização de conhecimentos matemáticos. Conhecer os processos envolvidos na construção das primeiras noções e conceitos matemáticos. Identificar diferentes recursos para o ensino de Matemática, tais como materiais de manipulação, jogos, etc.

Conteúdos:
A Educação Matemática enquanto área de conhecimento: fundamentos e principais tendências temáticas.
•             Currículo de Matemática na educação infantil: relações entre professor, aluno e saber matemático; o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e fundamentos teóricos.
•             Ações didáticas de Matemática na educação infantil: diferentes recursos didáticos para a abordagem da Matemática.

Avaliação:
1. Ensaio teórico sobre o conceito de Educação Matemática e suas tendências, individual e presencial.
2.            Pôster com proposta de sobre ação didática abordando um processo mental básico para a aprendizagem de matemática, em duplas, com apresentação presencial.

3.            Auto avaliação.

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