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História da Matemática na Educação

A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Wlasta N. H. De Gasperi
Edilson Roberto Pacheco

Resumo: O enfoque principal deste artigo é o uso da história da matemática em sala de aula e sua função no processo ensino – aprendizagem, assunto este, que foi foco da pesquisa no Plano de trabalho PDE/20072. A utilização da história da matemática pode se dar de várias formas, como oportunidade de promover atividades diferenciadas integrando a Matemática com as demais disciplinas. Sob tal enfoque, foi feita uma revisão da literatura sobre o uso da história da matemática, seus aspectos, suas abordagens e sua importância, de modo a proporcionar subsídios sobre a presença da matemática na história. As questões da interdisciplinaridade e da contextualização da matemática por meio da sua história são destacadas. Buscou-se desenvolver atividades diversificadas, envolvendo a história da matemática, levando-se em conta que essa tendência oportuniza a leitura, a reflexão, a análise, o conhecimento interdisciplinar e permite tratar os conteúdos e conhecimentos matemáticos de forma contextualizada historicamente favorecendo o crescimento intelectual e cultural dos envolvidos.

Comentários

  1. Você já ouviu falar sobre o Desafio de Diofante?
    Aqui está!

    Em sua lápide, diz a história que o matemático mandou escrever o seguinte problema: “Caminhante! Aqui estão sepultados os restos de Diofante e os números podem mostrar quão longa foi a sua vida, cuja sexta parte foi a sua bela infância. Tinha decorrido a duodécima parte de sua vida, quando seu rosto se cobriu de pelos. E a sétima parte de sua existência decorreu com casamento estéril. Passou mais 5 anos e ficou feliz com o nascimento de seu querido primogênito, cuja bela existência durou apenas metade da de seu pai. Que com muita pena de todos desceu à sepultura quatro anos depois do enterro de seu filho”.
    E então? Quantos anos viveu Diofante?

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  2. Caminhante! Aqui estão sepultados os restos de Diofante e os números podem mostrar quão longa foi a sua vida... 𝑥
    ...cuja sexta parte foi a sua bela infância... 𝑥/6
    ...Tinha decorrido a duodécima parte de sua vida, quando seu rosto se cobriu de pelos... 𝑥/12
    ...E a sétima parte de sua existência decorreu com casamento estéril... 𝑥/7
    ...Passou mais 5 anos e ficou feliz com o nascimento de seu querido primogênito... 5
    ...cuja bela existência durou apenas metade da de seu pai... 𝑥/2
    ...Que com muita pena de todos desceu à sepultura quatro anos depois do enterro de seu filho... 4
    E então? Quantos anos viveu Diofante?
    𝑥 = 𝑥/6 + 𝑥/12 + 𝑥/7 + 5 + 𝑥/ 2 + 4
    𝑥 = 84
    Assim, Diofante viveu 84 anos.

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  3. Em quê um desafio como esse pode subsidiar a prática docente.

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